O Livro e seu Filme #1 - Marley & Eu


ISBN: 8599170848
Ano: 2006
Páginas: 272
Tradutor: Thereza Cristina R da Mota, Elvira Seapicos

John e Jenny eram jovens, apaixonados e estavam começando a sua vida juntos, sem grandes preocupações, até ao momento em que levaram para casa Marley, "um bola de pêlo amarelo em forma de cachorro", que, rapidamente, se transformou num labrador enorme e encorpado de 43 quilos. Era um cão como não havia outro nas redondezas: arrombava portas, esgadanhava paredes, babava nas visitas, comia roupa do varal alheio e abocanhava tudo a que pudesse. De nada lhe valeram os tranqüilizantes receitados pelo veterinário, nem a "escola de boas maneiras", de onde, aliás, foi expulso. Mas, acima de tudo, Marley tinha um coração puro e a sua lealdade era incondicional. Imperdível.



Lançamento: 25 de dezembro de 2008 
Duração: 1h 55min
Direção: David Frankel
Gênero: Comédia
Título original: Marley & Me 

John (Owen Wilson) e Jennifer Grogan (Jennifer Aniston) casaram-se recentemente e decidiram começar nova vida em West Palm Beach, na Flórida. Lá eles trabalham em jornais concorrentes, compram um imóvel e enfrentam os desafios de uma vida em conjunto. Indeciso sobre sua capacidade em ser pai, John busca o conselho de seu colega Sebastian (Eric Dane), que sugere que compre um cachorro para a esposa. John aceita a sugestão e adota Marley, um labrador de 5 kg que logo se transforma em um grande cachorro de 45 kg, o que torna a casa deles um caos.



Acho que essa é uma das melhores adaptações de livro pra filme que eu já vi.
Lembro que esse livro eu abandonei quando comecei a ler da primeira vez. Achei super chato e sem graça. E então passou-se um tempo e estava sem livro algum pra ler. Olhei pra estante e lá estava “Marley & Eu” e pensei “Por que não? Não tem nenhum outro... Vai você mesmo.”. Nossa! Eu devorei a historia. Marley é o pior e o melhor cão do mundo.  Acha que é até estranho pensar que um cachorro pode mudar a vida de uma pessoa tanto quanto Marley mudou a do John e da Jenny e até a minha. Eu chorei lendo o livro. [SPOILER FREE] Chorei quando ele morreu. Eu tive que parar de ler e ir lavar o rosto. Acho que em todos os livros já lidos com cenas de morte, a do Marley foi a pior [/SPOILER FREE].
John e Jenny haviam acabado de se casar. Um casal feliz, fofo e tudibão. Mas como todo casal, eles tinham vontade de ter filhos, mas como? Jenny mal conseguia cuidar direito de uma plantinha, ela tinha a capacidade de afogar a planta de tanta água que colocava, então pense no que faria com uma criança! A solução? Um cachorro, eles são, tecnicamente, parecido com crianças, requerem atenção, cuidados e precisam ser educados.  Pegaram o “cão de liquidação” e foram pra casa e então, a partir desse dia, a vida dos dois mudou por completo. Marley destruía o sofá, arranhava e quase comia as paredes quando tinha tempestade, comia colares, virou ator, nadou na piscina da casa que nem deles era, fez coco na praia, fugiu pela orla e fez as pessoas correrem atrás dele, enfim! Marley era o pior cão do mundo.


Antes de tudo, minha opinião sobre adaptações de livros para filmes: Acho que tem que ser fiel, mas não tem que fazer com que o filme fique INDÊNTICO ao livro porque perde a graça. Tem que ter aquela diferença, um pouco de Hollywood, uma cena adicional que só os fãs de verdade entenderão e discutirão sobre.  Ok, acho que não soube explicar isso direito... Eu realmente não sei explicar, então desculpe. Quem entendeu, entender, quem não entendeu fica sem entender!

Sobre a adaptação? Ficou muito boa! O Owen é um lindo com aquele nariz estranho dele e a Jennifer é mega boga, né?
O filme foi todo passado em cenas super bem ligadas e bem feitas... Dá pra entender direitinho a ordem dos acontecimentos mesmo que numa hora o filhinho deles esteja recem-nascido e na outra ele já tenha uns dois anos.
SPOILER (porque sou péssima não sei me controlar)
O Marley só faz merda cagada coisa errada! HAHAHAHA Cena do Marley comendo o colar da Jenny é hilaria.  E a foto que o John tem na carteira da familia toda e o Marley comendo as anteninhas da fantasia da filha dele? Imapagavel!
Eu vi esse filme no cinema, logo que lançou, porque já tinha lido o livro e estava louca pra ver o filme... Vou confessar: Quando ei vi que eles já estavam indo morar na Pensilvania meu olho encheu d’agua  daí pra frente foram os piores momentos do filme pra mim porque eu sabia o que estava por vir! Mas que droga!

Mas é lindo, magico e eu não tenho palavras pra descrever. É um filme que todos deveriam ver pelo menos uma vez. Nem digo que as pessoas precisam ler o livro, acho que só de ver o filme é possivel entender o recado.

PS: Os extras do DVD!  São muito bons! Porque se fazer filmes com cachorros não é nada fácil, então fazer um filme com o Marley... (ou vários Marleys! HAHAHA Vejam os extras do DVD, são ótimos!) 

A pergunta certa é: Alguém não chorou?




"...Quantas pessoas fazem você se sentir raro, puro e especial? Quantas pessoas fazem você se sentir extraordinário?"

Para um cão,você não precisa de carrões,de grandes casas ou roupas de marca. Símbolos de status não significavam nada para ele. Um graveto já está ótimo. Um cachorro não se importa se você é rico ou pobre, inteligente ou idiota, esperto ou burro. Um cão não julga os outros por sua cor, credo ou classe, mas por quem são por dentro. Dê seu coração a ele, e ele lhe dará o dele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário