“O nome dela é Maria de Lourdes e não Malu!" Fala Sério, Filha! - A Vingança dos Pais – Thalita Rebouças


 
Editora: Rocco
Autor: Thalita Rebouças
ISBN: 9788579801020
Origem: Nacional
Ano: 2011
Número de páginas: 216


Enfim, a vingança dos pais, o esperado momento em que Ângela Cristina e Armando dão o troco e despejam em Maria de Lourdes todos os “fala sério” que ela merece. Menina abusada!Fala sério, filha! segue a mesma linha de Fala sério, mãe! e Fala sério, pai!  e acompanha, em crônicas, a vida de Maria de Lourdes e seus progenitores ao longo de 21 anos.Aqui, eles dizem “fala sério” para festinhas infantis, shows de bandas de talento questionável, namorados de perna cabeluda, desculpas esfarrapadas, a obrigação de esperar os filhos a duas quadras da escola, e muito mais!


Não tenho 100% de certeza, mas é certo que a Thalita Rebouças foi uma das principais figuras que me colocaram no mundo dos livros. Obrigada, Thalita, sua linda!
Quando soube que a Thalita estava escrevendo esse livro eu fiquei louca pra ler já que sou fã da Malu, a garota mais “fala sério” do Grajaú. Do Brasil. Do mundo.
Me decepcionei. Não que tenha sido ruim, porque não foi, pelo contrario. Mas achei que não foi tão bom quanto todos os outros. Ri muito mais com a Maria de Lourdes e a Alice nos outros “Fala Sério” do que com a Ângela Cristina e o Armando nesse. Há partes engraçadas, obvio. A Thalita retrata muito bem toda a convivência dos pais com os filhos. Todo capítulo eu me identifico um pouco com a Malu. Ou a Ângela Cristina com a minha mãe. Ou até a Malena com a minha irmã. É uma leitura ótima e rápida.
Acho que o único ponto fraco foi a narração. Os capítulos se alteram com a narração da Malu, da Ângela Cristina e do Armando e não tem nenhuma “identificação” no inicio de cada um, o que me confundia porque eu procurava saber quem estava contando a historia e não prestava muita atenção no desenrolar então tinha que reler o começo. Mas então você pega o jeito e sabe como cada um dos três narra e logo nos próximos capítulos fica mais fácil.

"Maria de Lourdes! Larga o pescoço desse menino e para de examinar as amídalas dele! Sabe-se lá se ele está com gripo encubada? Se ele tem alguma bactéria na garganta?  Ah, se seu pai vê isso! – gritei certa vez, quando ela estava prestes a se atracar com um feioso da sua turma. – E avisa pra ele que seu sutiã tem enchimento de silicone! E é vagabundo! Nem pensar em apertar, porque se isso acontecer a bolsinha fura, o negocio derrama e mancha seu uniforme todo! E eu é que não vou comprar outro! – berrei mais alto ainda, com ódio mortal do pirralho tarado, interessado no conteúdo do sutiã!"


Nenhum comentário:

Postar um comentário